ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

22 março 2010

Pascoa

Páscoa


Páscoa quer dizer passagem, mudança de vida.

Na Páscoa lembramos quando Jesus Cristo voltou a viver: passou da morte para a vida.

Por isso Páscoa quer dizer também: MUDANÇA DE VIDA, VIDA NOVA.

A Páscoa é representada:

Pelo ovo: ele traz dentro uma nova vida, a do pintinho, do passarinho.

Pelo coelho: ele tem muitos filhotes, muitas novas vidas.

A Páscoa deve ser essa VIDA NOVA para nós.

E você: o que precisa mudar para que sua vida seja nova também?


Autor: João Cesar.

________________________________________________

 

POR QUE CADA ANO A PÁSCOA TEM UMA DATA DIFERENTE?

Na verdade, a Páscoa Cristã (Ressurreição de Jesus Cristo) é consequência de duas outras datas:


1) A Páscoa judaica (que coincidiu com a morte e ressurreição de Jesus Cristo - basta lembrar que os judeus tiveram pressa em crucificar e retirar Jesus da cruz, pois estavam na véspera da páscoa judaica e não queriam estragar a solenidade, veja isso nos Evangelhos,especialmente no de São João, cap. 19, versículo 31).


2) Festas pagãs de comunidades europeias primitivas, que festejavam a chegada da Primavera e reverenciavam a natureza por seus frutos.


Então a Páscoa enquanto data é resultado da junção dessas duas datas, com prevalência óbvia da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sobretudo para substituir a festa pagã da primavera.


Dessa forma, a Páscoa sempre é comemorada na noite do sábado da primeira lua cheia após o equinócio de março, continuando no domingo, dai a Páscoa sempre no domingo - primeiro dia da semana (início da primavera na Europa, outono para nós - vale lembrar das aulas de Geografia). Por isso a data da Páscoa sempre é móvel, pois segue o calendário lunar.


E a Páscoa é a data central do calendário católico. A partir dela (noite do 1º sábado de lua cheia após o equinócio de março) são calculadas todas as outras datas católicas, antes e depois:


• Quarenta dias antes é a Quaresma (lembrando os 40 dias que Jesus esteve no deserto), antes dela o carnaval e a quarta-feira de cinzas (o carnaval é calculado a partir da Páscoa, e não esta a partir dele).


• Cinquenta dias após a Páscoa temos Pentecostes (a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, que estavam com medo, pois Jesus ressuscitado já havia voltado definitivamente ao céu na ascensão; a partir de Pentecostes ficaram com coragem de anunciar sua fé). Dai duas semanas, em uma 5ª feira, temos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


Pode parecer que eu queira fazer catequese ou doutrinamento neste espaço. Nada disso. Quero apenas explicar o porque das datas móveis de origem católica. Mesmo porque são datas, em sua maioria, presentes no calendário civil.
Portanto nada mais justo conhecer suas origens.


Texto: João Cesar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...