ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

31 outubro 2010

Educação Laica versão exotérica

O tema deste meu texto é isso mesmo, por mais incoerente que pareça: "Educação Laica versão exotérica". Incoerente é a realidade na qual vivemos!


Todos nós sabemos que a Educação Escolar é laica, para que as diversas crenças e descrenças que existem em nosso rico pluralismo cultural sejam devidamente respeitadas. Em nome desse laicismo há aqueles que são extremamente radicais a ponto de verem algo religioso em tudo e, por isso, merecedor de punição. Só não veem indícios de religiosidade subliminar em festas importadas (como o Dia das Bruxas, no lugar de nosso Dia do Saci) e filmes com bruxinhas adolescentes (minha turma no C.E.U já assistiu a, pelo menos dois, em cerca de três meses: "Bruxinha Bibi 2" e "Lilli e o Dragãozinho").


Quer dizer: a religiosidade da maioria não pode ser manifestada em ambiente laico, mas a de determinados grupinhos pode, por meio de atitudes subliminares. Isso é correto?


Se me disserem que essas festas e filmes têm uma mensagem positiva a ser disseminada, concordo plenamente. Mas, e as outras expressões religiosas, também não tem algo positivo? Por que certas preferências? 


Deixo bem claro que sou  favor da Educação Laica, exatamente porque acredito que, assim sendo, a religiosidade de cada um pode ser respeitada - vivemos em uma sociedade de grande pluralismo cultural. Mas sou contra a essas imposições subliminares que são impostas a todos, em um ambiente que deveria ser laico.


Questão a ser pensada e debatida com racionalidade, sem paixões e radicalismos. Mas com atenção suficiente para questionar porque certa "cultura religiosa" pode estar presente por meio de festividades descontextualizadas e filmes bonitinhos.


Professor João Cesar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...